Pular para o conteúdo principal

Artigo: Filipe Melanchthon sobre o papel da filosofia em seus Loci Communes de 1521: Fautriz de bobagens escolásticas e serva da teologia

RESUMO

Os Loci Communes de 1521 marcam uma mudança de direção no pensamento de Filipe Melanchthon. De filósofo humanista, defensor das virtudes e capacidades humanas, ele passa a acentuar a incapacidade absoluta do ser humano caído em chegar a Deus por força própria, aspecto este tomado da antropologia teológica de Lutero. Ao abraçar a Reforma, Melanchthon passa a criticar a filosofia e seus métodos acusando-a de promover bobagens escolásticas que, por sua vez, afastariam o ser humano dos benefícios de Cristo. Ele próprio, entretanto, se utiliza de conceituações filosóficas em sua argumentação reconhecendo, ainda que de forma implícita nessa edição dos Loci, que ela pode ser sim uma serva da teologia.

PALAVRAS-CHAVE
Palavras-Chave: Escolástica. Filosofia. Melanchthon. Religião. Teologia.

TEXTO COMPLETO

LINK ALTERNATIVO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E CONHECEREIS A VERDADE: A comunicação da verdade religiosa submetida à crítica kierkegaardiana. O caso da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)

             O presente livro é fruto dos estudos realizados por Elvio Figur no mestrado em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tive a alegria de acompanhar sua construção na condição de orientador, participando de um mútuo e frutífero desenvolvimento intelectual. Acredito que a pesquisa tem ao menos uma dupla relevância. Trata-se, primeiramente, de um importante esforço epistemológico no campo da Ciência da Religião. Tradicionalmente, nossa disciplina tem se fragmentado em subdisciplinas, com uma clara e competitiva fissura entre abordagens filiadas às ciências sociais e à história, por um lado, e à filosofia e à teologia, por outro. O trabalho de Elvio supera tal fissura, à medida que constrói uma sólida percepção da religião e do significado da verdade religiosa, em diálogo com Kierkegaard, e que, subsequentemente, aplica tal percepção ao estudo de um caso empírico, o da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. De outra forma, a pesquisa de Figur carrega um e

Artigo: Religião e Cinema: Sobrevoo sobre ‘A Festa de Babette’

RESUMO: A arte cinematográfica tem a capacidade de articular impressões e interpretações da realidade vivida refletidas na realidade pensada e vice-versa. O presente artigo ‘sobrevoa’ a realidade pensada e representada no filme A Festa de Babette de 1987 apontando temas, impressões e interpretações da religiosidade nele espelhadas. Adaptado de um conto de Isak Dinesen na obra Anedotes of Destiny de 1958, o enredo do filme, assim como o conto, aborda temas religiosos como pecado, graça e tantos outros. Assim, o ‘beijo’ entre justiça e misericórdia em A Festa de Babette estende o convite para a comunhão entre o sensorial e o espiritual, entre o sagrado e o profano, entre o estético e o ético-religioso despertando também para a ‘apetitosa’ relação entre religião e cinema. PALAVRAS-CHAVE: Religião; Cinema; Søren Kierkegaard; Karen Blixen TEXTO COMPLETO PDF  (Revista Sacrilegens) LINK ALTERNATIVO PDF  ( academia.edu )